sábado, 17 de outubro de 2009

O início do começo... Parte II

Vamos continuar a nossa jornada.


Conforme vimos no post anterior, C/C++ não é a linguagem do computador.

Vamos tentar entender agora que linguagem é essa que o computador 'fala'. Para isso, precisamos saber como ele funciona. (A partir de agora, todas as vezes que falarmos de computador, vamos nos referir ao computador pessoal, desktop ou laptop.)

Como funciona um computador?


PARTES DE UM MICRO:

1-MONITOR LCD
2-PLACA-MÃE
3-PROCESSADOR
4-MEMÓRIA RAM
5-PLACAS DE EXPANSÃO (REDE, VÍDEO, SOM,...)
6-FONTE DE ALIMENTAÇÃO
7-LEITOR DE CD/DVD
8-DISCO RÍGIDO (HD)
9-MOUSE
10-TECLADO




Na figura acima podemos ver as partes de um computador desktop. Os itens 1,7,9 e 10 com certeza devem ser conhecidos de todos. Eles são chamados de dispositivos de entrada e saída (mais precisamente: 9 e 10-entrada, 1-saída e 7-entrada/saída).


Através dos dispositivos de entrada é feita a entrada dos dados . E nos dispositivos de saída, é exibido o resultado do processamento desses dados que foram inseridos. Mais fácil que isso impossível!



Os itens de 2 a 8, formam o que é chamado comumente de UCP (Unidade Central de Processamento, e não essa UCP ;), embora, na minha opinião, este nome fique melhor indicando somente o item 3-PROCESSADOR.

O item 6-FONTE DE ALIMENTAÇÃO é o responsável por fornecer energia para os demais itens, exceto para o 1-MONITOR LCD.

Ao item 2-PLACA-MÃE, ficam conectados todos os outros, e possivelmente por isto, ela tem este nome rsrs. O item 5-PLACAS DE EXPANSÃO, permite expandir as funcionalidades do computador.

Os itens que realmente nos interessam são o 3-PROCESSADOR, o 4-MEMÓRIA RAM e o 8-DISCO RÍGIDO (HD). Estes merecem uma atenção especial, pois são a base do funcionamento do computador.



ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES (até aqui isso me persegue!!! rsrsrs)





Quem faz alguma faculdade ligada a tecnologia, já deve ter se deparado com esta disciplina (ela também é chamada de Arquitetura de Computadores), que explica o funcionamento de um computador. Não pretendo ensinar aqui tudo o que ela aborda, e nem da forma que ela aborda. (Farei como o post anterior, indo do fim até o começo de forma resumida, ok?)

A figura que ilustra este tópico representa a Arquitetura de von Neumann. Nela está representada aquela base do funcionamento do computador que falei mais acima.

As UNIDADE ARITMÉTICA E LÓGICA e UNIDADE DE CONTROLE, juntas, formam o PROCESSADOR.

O PROCESSADOR é o cérebro do computador. É ele que comanda tudo o que acontece no computador. Sua 'potência' é medida atualmente em Ghz (Gigahertz), que indica o número de ciclos (oscilações/vibrações) por segundo. 1Ghz é igual a 1.000.000.000 (1 bilhão) de ciclos por segundo. Para cada operação que o computador executa ele gasta no mínimo 1 ciclo. Ou seja, a cada 1 segundo, um computador de 1Ghz pode fazer cerca de 1 bilhão de operações.

Agora só falta ver a MEMÓRIA. Ela é dividida em primária e secundária. A primária é o item 4-MEMÓRIA RAM e a secundária, o item 8-DISCO RÍGIDO (HD). Qual a diferença entre as duas?

Para explicar isto, vou usar a analogia de uma sala de aula.

A memória primária seria um quadro negro (ou branco). É usada para armazenar dados chamados 'rápidos', que serão perdidos se não forem salvos na memória secundária, que na nossa analogia seria um caderno.

O professor escreve a matéria no quadro; se você não copiar no seu caderno, assim que ele apagar o quadro, o que foi escrito se perde. Uma vez apagado o quadro, pode ser novamente escrito, quantas vezes se quiser. Quanto maior for o quadro, mais matéria poderá ser escrita sem que seja preciso apagá-lo. Por isso, quanto mais MEMÓRIA RAM um computador tiver, mais 'rápido' ele ficará, já que será necessário 'apagar' com menor frequencia.

Quanto ao caderno, tudo o que foi escrito, fica guardado, e pode ser lido novamente a qualquer momento, pode ser copiado e inclusive, apagado.

O PROCESSADOR usa a MEMÓRIA RAM o tempo todo. Usando o que é chamado de conjunto de básico de instruções, que fica armazenado na UNIDADE DE CONTROLE, ele consegue 'ler', apagar e escrever no quadro.

E o que é 'escrito' no quadro e no caderno?

Aguarde a continuação...

2 comentários:

  1. gostei da comparação com o quadro e o caderno! Continuo entendendo tudinho!

    ResponderExcluir
  2. Continuo entendendo td tbm... :-)
    Muito bom!

    ResponderExcluir