segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Compilação (mais um pouco de teoria rsrs)

Antes de irmos à prática (que é a forma mais eficiente de se aprender),vamos a mais um pouquinho de teoria rsrs!!!

Vamos programar?
Programar é a arte de fazer programas (pode copiar a frase que eu deixo ;).
Um programa é um conjunto de instruções na linguagem que o computador entende, chamada de linguagem de máquina. Aquela que descobrimos nos posts anteriores.
Voltando a este assunto, também falamos que a linguagem C não é essa linguagem, e sim um meio termo entre a linguagem humana e a linguagem do computador, e precisa ser traduzida para que o computador a entenda.
A tradução da linguagem C para a linguagem de máquina é feita por um programa (isso mesmo!) chamado COMPILADOR. Além disso, tem um outro programa chamado LINKER, que faz o 'arremate' (alguém pode me sugerir uma palavra melhor, por favor) dessa 'tradução', juntando (montagem) algumas funções essenciais para o seu funcionamento.
Como isso é feito? De forma resumida é basicamente assim:

1. Usando o C criamos um 'script'/'roteiro' (CÓDIGO FONTE) que 'diz' tudo o que queremos que o computador faça.

2. Esse CÓDIGO FONTE passa por um pré-processador, que realiza alguns ajustes nele (veremos que ajustes são esses quando começarmos com a prática).

3. O CÓDIGO FONTE processado passa pelo COMPILADOR (e o ASSEMBLER, que não veremos em detalhes aqui), que gera um arquivo 'traduzido' chamado de CÓDIGO OBJETO, que apesar de já estar em linguagem de máquina, não pode ser executado pelo computador.

4. Este CÓDIGO OBJETO passa então pelo LINKER, que faz o 'arremate' do programa, gerando um o CÓDIGO EXECUTÁVEL.

5. Para que esse CÓDIGO EXECUTÁVEL funcione ele tem que ser 'carregado' para a MEMÓRIA, mas isto já é com o sistema operacional.





Dito isto, agora sabemos o que é necessário para criar um programa em si, que seria exatamente:

-Um programa para criar o CÓDIGO FONTE,

-Um COMPILADOR,

-E um LINKER.

O CÓDIGO FONTE pode ser criado com qualquer editor de texto não-formatado (word não serve!), como, por exemplo, o Bloco de Notas do Windows.

Já o COMPILADOR e o LINKER, precisam ser adquiridos (não necessáriamente comprados). Existem vários, inclusive gratuitos, disponíveis na Web.

Todos estes componentes necessários podem ser adquiridos de forma integrada, naquilo que se chama de IDE (integrated development environment, traduzindo: ambiente de desenvolvimento integrado).

Em nossos estudos, usaremos a IDE gratuita (e muito boa!) Dev C++ da Bloodshed que você pode baixar aqui e aqui.

No próximo post veremos a instalação, algumas configurações, e alguns exemplos desta IDE.

5 comentários:

  1. edson!!! tá de parabens, obrigado pela dedicação e paciência em ajudar...

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  2. Vc é fera,parabéns!!!Sou eu...rsrs

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  3. LINKER? Tá aí o nosso link editor!!!! Bruno Guingo explicou direitinho!!!

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  4. "arremate" - integração, é a única contribuição que consigo dar nestes excelentes e muito didáticos Posts. Aind sou o Zero em C.

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